Que tipo de pessoa você deseja ser em 2018?

 

Amigas e amigos queridos do inquietudes projetuais,

Estou de volta a meus posts, depois de uns tempos de prospecção interna. Na virada de 2017 para 2018 fiz um interessante exercício de, digamos, transmutação de energias, se não for pretensioso demais chamar assim o método que me impus ao reorganizar as minhas coisas no fim do ano. Método este que consistiu em pegar nas mãos cada um de meus objetos, roupas, livros, cadernos, lápis, canetas, etc.. e pensar, de modo breve, e leve, na pessoa que eu fui ao usar aquela roupa, aquela caneta, ao ler aquele livro, e assim por diante.

No início do processo  imaginei “limpar” aquele objeto das memórias ligadas a ele que eu gostaria de dispensar, características da pessoa que eu fui e das quais aquele objeto me trazia recordações,  que eu não desejava levar adiante.

Também “carregar”, cada um de meus objetos, com a visão da pessoa que eu desejo ser em 2018. E, claro, como nesse blog eu trato das questões da produção criativa e projetual, naturalmente você já entendeu que estou me referindo à pessoa que eu fui, e que desejo ser, em termos de meu processo de criação e desenvolvimento de projetos!

Gostei muitíssimo de fazer esse exercício. Falei sobre ele a uma pessoa queridíssima, que também o fez obtendo enorme satisfação.

Este processo de tocar cada um de seus objetos, limpá-los, reorganizá-los, enquanto com leveza e delicadeza deseja limpar-se dos comportamentos que já não fazem sentido para você, e preparar-se para adotar outros mais condizentes com seus aprendizados, suas experiências do ano que terminou, seus anseios, pode ser um gesto de reapropriação de sua vida, de fortalecimento da auto-estima, de reavaliação e aprofundamento de seu auto-conhecimento.

Talvez você tenha muitos objetos e pertences, o que pode tornar este exercício impossível de fazer em pouco tempo. Eu levei uma semana, e a pessoa a que me referi também levou mais ou menos esse tempo. Se você ficou com vontade de fazer este experimento, não desanime se tiver coisas demais. Simplesmente escolha um setor, ou subsetor de sua vida. Por exemplo: só as roupas que você usa quando senta para escrever ou projetar.

O bacana deste exercício é a ideia de limpar, e reimantar objetos significativos que você manuseia no seu dia-a-dia, com as características da pessoa que você aspira ser. Talvez você nunca seja exatamente como imagina, o que é, aliás, bem provável. Mas sentir-se caminhando na direção certa faz um bem incrível. Mesmo quando você se perder, se enganar, errar feio (como com certeza fará, e eu também), você sabe para que direção se voltar novamente, terá uma intuição mais forte sobre qual é o seu norte, e como corrigir o rumo!

Mesmo que você ainda leve um tempinho para animar-se a fazer este exercício, permita-me sugerir que comece ainda hoje, com um objeto prosaico mas muito presente no seu dia-a-dia, com a xícara em que você toma café. Usei a minha para ilustrar o post de hoje.

Que aproveitemos juntos este ano de 2018, nos encontrando por aqui no blog e em nossos percursos e inquietudes projetuais!

Abraços,

Ana Gabriela

P.S. Minha simpática xícara de café da foto (recém transmutada, rsrs)  mora na minha mesa de trabalho. Foi feita pela ceramista Hideko Honma, cujo trabalho admiro muito (http://www.hidekohonma.com.br/). Atrás estão folhinhas de pelargônio que estão criando raízes e logo serão plantadas em minha horta.

Achei que seria divertido compartilhar a trilha sonora de hoje, enquanto escrevo:  The best things in Life Are Free (Scott Hamilton, Karin Krogh)

(Peguei esta imagem do site da Amazon…)

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s