Inquietudes Projetuais

O nome deste blog é inspirado no livro do arquiteto Rafael Moneo “Theoretical Anxiety and Design Strategies in the work of Eight Contemporary Architects”. Em português foi publicado como “Inquietação Teórica e Estratégia Projetual na obra de oito arquitetos contemporâneos”.

Inquietudes, esse termo que se aproxima mais do espanhol “Inquietud”, foi nessa manhã, parte do título que pensei para este blog, porque este é o estado da alma de quem projeta: inquietude. Uma busca sem saber bem do que. O desejo de uma forma que demora a se revelar, o anseio por uma emoção que se esquiva das palabras. A construção de um pensamento claro por meio de passos muitas vezes incertos.

Projetuais porque, como arquiteta que sou, me acostumei pelos estudos e pelo ofício a pensar a vida em termos de projeto. E, ao contrário do que pode parecer para muita gente, projetar a vida é diferente de planejar. O projeto é permeado de inquietude, é começar algo, investir tempo, energia, alegrias e angústias em algo que não se sabe ao certo o que será. O planejamento nasce da existência de um objetivo definido.

Inquietudes Projetuais é uma coleção de ideias e escritos que não passam de coisas sobre as quais eu gosto de conversar. E histórias que eu gosto de contar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

conversas sobre projetos e a vida

%d blogueiros gostam disto: