Um mundo pensado por mulheres

442455-400x600-1.jpeg

Neste dia 08 de Março, Dia Internacional das Mulheres, acordei com meu whatsapp pululando de mensagens de felicitações pela data. Vários pensamentos, várias ideias, muito senso se humor. Hoje meu whats era um mundo pensado por mulheres!

Com essa ideia, “um mundo pensado por mulheres”, sentei para escrever este post. Lembrei de Lina Bo Bardi em primeiro lugar, e do quanto daquilo do que conhecemos, entendemos e interpretamos da cultura popular brasileira nasceu dos pensamentos, sonhos, desenhos e ideias dela. O ícone da Av. Paulista, nosso querido MASP, parte integrante do imaginário paulistano, foi primeiro imaginado por ela.

Indo mais para trás na história, pensei em Lou Salomé, a mulher sem a qual dois homens, considerados pilares da construção do mundo contemporâneo, não teriam chegado a pensar o que pensaram: Nietzsche e Freud. Permitam-me recuperar abaixo o post que escrevi há algum tempo no meu blog dedicado ao assunto das mulheres no mundo criativo: femininoeplural.wordpress.com.

Lou Salomé talvez seja mais conhecida por meio daqueles que a elegeram como musa. Rainer Maria Rilke dedicou a ela seu “Livro de Horas”. Friedrich Nietzsche inspirou-se nela ao escrever “Assim Falava Zaratustra”. Freud escreveu-lhe, após conhecerem-se em um congresso: “Na expectativa de que um dia eu possa ter a oportunidade de conversar com você em particular”.

Lou Andreas-Salomé, nascida Luíza Gustavovna Salomé, nasceu em São Petersburgo, Rússia, em 12 de Fevereiro de 1861. Foi poeta, ensaísta e intelectual de brilho próprio, mas talvez seu principal feito tenha sido criar uma trajetória própria para si, impensável para a maioria das mulheres de sua geração.

Salomé conheceu Freud em 1911, no Congresso Psico-analítico de Weimar. Após o que tornou-se sua discípula, musa e par intelectual, discutindo seus trabalhos e casos de pacientes, além de preocupações em comum como o narcisismo, métodos de trabalho e a psicologia do artista.

Escreveu o primeiro estudo feminista sobre as mulheres de Ibsen, e um estudo sobre a obra de Nietzsche. Barbara Kraft ponderou que Salomé, durante sua vida (1861-1937), presenciou “o fim da tradição romântica e se tornou parte da evolução do pensamento moderno, que frutificou no século XX. Salomé foi a primeira ‘mulher moderna’. A natureza de suas conversas com Nietzsche e Rilke antecipou a posição filosófica do existencialismo. E, por seu trabalho com Freud, ela figurou com destaque na evolução inicial e na prática da teoria psicanalítica.”

Sobre a importância de Salomé como referência feminina, Kraft coloca:

“A princípio, eu a vi como heroína – como merecedora do culto do herói, no que esse culto tem de mais positivo. As mulheres sofrem hoje, tremendamente, da falta de identificação com uma figura feminina heróica”.

Para nós, mulheres ligadas à arquitetura e ao design, Lou Salomé é uma referência de criação da própria trajetória de vida, de projeto e construção de si mesma, de experimentação e risco. Seu trabalho é fundamentalmente o de uma criadora: da possibilidade de afirmação do indivíduo, se sua abertura para o outro e para o mundo.

Rotina da semana e tarefa do dia abaixo:

Semana 2 / Fase 2: Levantamento de dados

Tarefa do dia:

Aproveitando que estamos no Dia Internacional das Mulheres, que tal refletir sobre seu trabalho e em que medida você está levando em consideração a presença, participação, impacto das mulheres. Pense nas idosas, pense nas adolescentes, nas gestantes, nos bebês meninas. Será que nada no seu trabalho tem a ver com esses grupos de pessoas?

Por hoje é isso, até amanhã!

Abraços,

Ana Gabriela Godinho Lima

Post original sobre Lou Salomé: https://femininoeplural.wordpress.com/2015/02/12/feliz-aniversario-lou-andreas-salome-a-primeira-psicanalista/

Fontes das imagens:

Foto da Lina: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lina_Bo_Bardi#/media/File:442455-400×600-1.jpeg

A imagem de Salomé que ilustra esse post foi encontrada no site da revista francesa: Philosophie Magazine. Confira no link

http://www.lyslydia.fr/portfolio/lou-andreas-salome/#!prettyPhoto

a coleção de imagens criadas pela ilustradora Lys Lydia interpretando momentos-chave da vida de Salomé.

A imagem da capa do livro foi encontrada em: http://www.brainpickings.org/2015/02/12/lou-andreas-salome-sigmund-freud-letters/

Abaixo, as referências que utilizei para esse post:

http://www.philomag.com/

http://www.philomag.com/les-idees/grands-auteurs/lou-andreas-salome-3814

brainpickings.org

http://www.brainpickings.org/2015/02/12/lou-andreas-salome-sigmund-freud-letters/

http://eternamentelou.blogspot.com.br/

http://en.wikipedia.org/wiki/Lou_Andreas-Salom%C3%A9

Deixe um comentário